Parabéns à Universidade de Coimbra!

Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra— Entrada Principal.

Já pertenci à universidade de Coimbra. Não fui lá estudante, mas, tendo-me decidido pelo prosseguimento da minha carreira científica, foi o Departamento de Matemática desta universidade que elegi para fazer o meu [primeiro] pós-doutoramento.

A minha passagem por esta universidade e pela cidade estará, para sempre, tatuada nas minhas memórias por vários motivos. Lembro-me com alegria do primeiro dia que entrei no departamento e pus a chave na porta da minha sala. Lembro-me com carinho de todos os docentes e funcionários desta casa, que me acolheram como se fosse um filho desta casa, carinho com que sempre me trataram, e com o sorriso nos lábios que sempre tinham para retribuir. Pelo exemplo de profissionalismo que sempre incutiam na sua tomada de decisões, mesmo as mais difíceis.

No dia em que tive de entregar as chaves da minha sala, fiz um enorme esforço para não verter uma lágrima sequer. Não porque não tivesse vontade de o fazer. Mas porque quis que este momento fosse o mais normal possível, dentro da lógica com que já tinha mencionado num outro post:

O prestígio das instituições que representamos deve estar sempre à frente das nossas ambições pessoais. Nós passamos. As instituições ficam. É assim que está certo.

Hoje, dia 01 de março de 2015, a Universidade de Coimbra está de parabéns pelos seus 725 anos. Passei por lá apenas 3 anos (2010-2013) . O tempo suficiente para sentir uma certa nostalgia por um dia regressar a esta instituição. Não nos próximos tempos. Mas daqui a uns valentes anos. Quem sabe …

Deixe um comentário

