O que o web 2.0 está a fazer pelo ensino. E o que ainda poderá vir a fazer.

Anfiteatro em ambiente virtual Second Live.

Quando na década passada o Youtube e a blogosfera davam os primeiros passos, estávamos longe de imaginar a sua importância na disseminação de conteúdos informativos e pedagógicos. A bem da verdade, nunca se tinha equacionado que estes viriam a ser de extrema importância no reciclar do antigo conceito de Tele-Escola, a que muitos dos nossos pais tiveram acesso.

Quando à uns anos atrás se começou a idealizar o conceito de Ambiente Virtual de Aprendizagem, pensou-se inicialmente numa espécie de jogo interactivo análogo ao Sims, em que os docentes/discentes eram embutidos numa espécie de sala de aula virtual. No entanto esta ideia foi colocada, de momento na prateleira, muito devido aos computadores pessoais necessitarem de bastante memória RAM e de placas gráficas robustas para executar os módulos de ensino.

Acidentalmente, foi nos últimos anos que o fenómeno web 2.0, assente numa edição de conteúdos em formato wiki, começou a ser incorporado nas plataformas de ensino. Basta olharmos para sites de instituições universitárias como o M.I.T, ou de de empresas como a Wolfram — empresa responsável pelo desenvolvimento do software Mathematica — para perceber a dimensão deste impacto no mundo universitário.

Acessibilidade e Portabilidade. Resumindo em duas palavras, foi isto que as ferramentas web 2.0 têm vindo a acrescentar ambiente tradicional de aprendizagem. Visto de uma outra forma, a distância geográfica e a falta de meios financeiros deixou de ser uma limitação para quem pretende fazer um upgrade dos seus conhecimentos.

Sou da opinião que uma boa implementação deste tipo de ferramentas pode vir a ter uma importância estratégica na democratização e numa melhoria do ensino, com vista à sua uniformização. Mais ainda num país como o brasil, onde quase todo o mortal já tem acesso à internet, mas onde ainda existe uma grande discrepância entre ensino público e ensino privado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s