Uma nova linha editorial.

oAstrolabio

O antigo fundo de página do Astrolábio.

Quando nos encontramos a milhares de quilómetros de casa, escrever [num blogue] não se resume apenas a uma mera partilha de conteúdos. É também um exercício de organização mental, um monólogo em comunhão com a nossa consciência.

O objectivo inicial que me levou à criação deste blogue foi o de escrever uma espécie de Diário de Bordo, onde ia partilhando experiências [e estados de alma] sobre a minha experiência em Campinas e na Unicamp. Poucas vezes ainda o fiz. Não por falta de assunto mas por ser-me mais fácil de projectar nos outros aquilo em que me revejo, reconheço.

Um dos temas fortes que abordei aqui por diversas vezes foi o da emigração [dos Portugueses]. Fiz-lo porque é mais fácil falar da saudade alheia do que da minha saudade; fiz-lo porque, mesmo estando fora me preocupo com o meu país e em particular, com as dificuldades que os jovens da minha geração e as pessoas da idade dos meus pais enfrentam; fiz-lo pela minha família e amigos que estão longe; fiz-lo por amor a Portugal e por respeito a todos os meus amigos e colegas brasileiros que também amam o meu país, como se de um pedacinho do seu país também se tratasse.

Embora a disponibilidade, as obrigações que tenho de momento, o calendário apertado entre as aulas que começaram no dia 20 Fevereiro, as provas que terei de corrigir e as viagens que se aproximam se apresentem com uma boa desculpa para deixar de publicar conteúdos por estes lados, não irei deixar de o fazer. Irei sim passá-lo a fazer de uma forma diferente, dando mais enfoque ao que se passa na Unicamp/Barão Geraldoadoro viver e trabalhar por cá— em Campinas– a cidade e os portugueses que residem por cá estão em polvorosa para receber a selecção das quinas durante o mês de Junho–no estado de São Paulo e no Brasil, em geral.

Quanto ao tema da emigração não me irei ficar por aqui, certamente. Irei voltar quando considerar que tenho algo de relevante a acrescentar para evitar repetir-me ou repetir os outros. Em linhas gerais, grande parte do que já escrevi pode também ser encontrado em outros lugares de referência.

Para dar o mote aos novos assuntos que irei tratar daqui em diante tomei a liberdade de substituir a imagem de fundo do blogue. A foto inicial do Astrolábio (foto de cabeçalho deste post), adoptada em homenagem aos navegadores Portugueses, foi substituída pela bandeira brasileira construída a partir de selos de correio.

Penso não ser necessário explicar, tanto a quem me lê por cá como aos que me lêem por Portugal e mundo fora, a razão da escolha desta imagem. Para bom entendedor meia palavra basta.

brazilstamps.jpg

Um pensamento sobre “Uma nova linha editorial.

  1. Pingback: “Barão Geraldo, de colónia de imigrantes a cidade universitária”. | Astrolábio

Deixe um comentário

