Xenofobia ao virar da esquina.

BrasileirosPretosUC
Imagem retirada do site d’O Globo.

Soube pelo jornal O Globo que está a decorrer uma campanha contra a xenofobia na Universidade de Coimbra, campanha essa que visa essencialmente estudantes brasileiros. Ao analisar a denúncia, verifiquei que esta campanha resume-se a uma recolha de frases escritas em secretárias da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC).

Este tipo de comentários xenófobos (em alguns casos chegam a roçar o jocoso) não são novidade para mim nem para ninguém. Este tipo de comentários devem-se, em muito, a uma ideia cristalizada que os Portugueses retiveram dos brasileiros a quando da vaga de emigração dos anos ’90– uma emigração exclusivamente composta por brasileiros com formação escolar mínima que, por questões de sobrevivência, tiveram que colocar a vergonha de lado e dedicar-se à mais antiga profissão do mundo- a prostituição.

Tal como tive a oportunidade de escrever recentemente, a realidade da emigração brasileira para Portugal– e na Europa, em geral– é muito diferente do que se tenta vender em alguns media europeus que, de tempos a tempos, tentam reavivar o estigma relativamente aos brasileir@s. Não nos podemos esquecer que o mesmo se passou com os emigrantes do leste europeu, onde muitas mulheres tiveram de se prostituir para pagar a redes ligadas à máfia pela sua entrada em Portugal. Falamos pois de um problema que não é exclusivo de brasileir@s e que envolve p.e. tráfico humano de pessoas, problema esse que infelizmente ainda persiste, por muito que se tente escamotear.

Da minha experiência com a realidade brasileira, primeiro como docente da Universidade de Coimbra onde leccionei a cursos onde constavam alunos do programa Ciência Sem Fronteiras, e agora como investigador/emigrante no brasil, constatei que o ‘actual brasileiro’, em especial os mais jovens, são extremamente curiosos e empenhados. Há actualmente no Imecc-Unicamp uma geração de jovens promissores que me faz lembrar a minha geração, onde muitos prosseguiram para doutoramento. Em Coimbra, e para a surpresa de alguns colegas meus, muitos dos alunos brasileiros superavam os alunos portugueses em termos de desempenho. Claro que estamos a falar de uma pequena minoria, mas não deixa de ser um dado curioso e que deve ser retido para eventuais balanços.

Off-topic: Na viagem entre Lisboa e Viracopos da passada 3a. feira (07 Janeiro 2014), viajei na companhia (entenda-se, no mesmo banco) de um jovem brasileiro que tinha acabado o curso neste último mês de Dezembro. Achei curioso ele ter-me contado que esteve em Amesterdão de férias com mãe e padrasto e que fez questão de visitar Portugal por alguns dias, mesmo sozinho. Se ele não tivesse aberto a boca, já não me lembro porque razão o fez, passaria bem por português pois vestia um pólo de Portugal com o 7 de CR7 e trazia no regaço o livro recente de Paulo Jorge de Sousa PintoOs Portugueses descobriram a Austrália?

Anúncios

Um comentário em “Xenofobia ao virar da esquina.

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

ANICT

Towards a sustainable research career with progression based on merit

CliffordApp

A place to promote events and think tanks in Clifford Algebras and its Applications

A Estátua de Sal

As palavras têm a leveza do vento e a força da tempestade. Vitor Hugo

"um pauzinho na engrenagem"

o Bloco de Esquerda no Parlamento Europeu

JORNAL de BARÃO

jornaldebaraogeraldo@gmail.com

Posso Dar Uma Dica?

Dicas para facilitar o dia a dia

Blog da Rivi

Riviane Rose

Dully Pepper24H

Arte pelo Amor, Arte pelo Mundo, Arte pela Paz!

goodvibeshop.wordpress.com/

Porto l Arrábidashopping l Viseu

Die Luge

Blog criado na aula de Safari.

rcconcursos

Concursos Públicos, lista de concursos com inscrições abertas, informações, apostilas

Raquel Varela

Historiadora Labour Historian

Servente de obra

Reflexões de um jovem pedreiro

Up To Kids

A Up To Kids é uma plataforma de comunicação dedicada à produção de conteúdos para crianças, destinada a pais e educadores.

Relax and Conquer

A math research blog by Afonso S. Bandeira

%d blogueiros gostam disto: