Selecção Portuguesa a Caminho do Brasil-o comentário que faltava.

Brazuca, nome oficial da bola do mundial 2014--http://goo.gl/05xSz

Brazuca, nome oficial da bola do mundial 2014–http://goo.gl/05xSz

Não há muito mais a escrever sobre a vitória de Portugal sobre a Suécia (por 3 bolas a 2), do Hat Trick de Cristiano Ronaldo assim como da campanha homofóbica e xenófoba virulenta por parte da Pepsi Suécia. Já muitas pessoas escreveram e comentaram o assunto assim como se trataram de insultar Blatter pelas suas declarações levianas sobre CR7. Mesmo assim vou arriscar fazer um comentário mais futurista usando a linguagem do futebolês.

Ao contrário de alguns amigos meus que vêm o sucesso da Selecção Portuguesa como um mote para que políticos e agentes económicos desviem as atenções do Zé Povinho do essencial para o acessório, no qual o desporto rei futebol é incluído por diversas vezes, eu não vejo assim. Na minha óptica o problema Portugal não é o futebol pois temos bons jogadores que emigraram para outras paragens e que geram mais valias para os clubes que representam; é mais o facto de sermos “Um País sem Esquema Tático”. Esta expressão foi utilizada recentemente pelo comentador de assuntos económicos Eduardo Belo a proposito do contributo medíocre dos times do país do futebol para o PIB do país. 

No caso de Portugal, a vinda da selecção Portuguesa à Copa 2014 (permitam-me que vá treinando o meu português do brasil), o governo e empresas Portuguesas têm uma oportunidade de ouro para estabelecer parcerias que vão muito para além da Caipirinha, do Caipirão e da Caipiroska. Partindo do pressuposto que a TAP vai apostar forte nas ligações transatlânticas entre Portugal e Brasil, a captação de clientes estrangeiros poderá tornar p.e. Lisboa  como destino de escala apetecível para torcedores antes e/ou depois da Copa. Actualmente, a TAP freta uma média de 1500 passageiros diários (números redondos) entre Portugal e Brasil. Com a Copa, a tendência deste número será mesmo mais que duplicar.

Uma outra possibilidade de que o esquema táctico de um país como Portugal prende-se também com parcerias entre universidades/politécnicos de Portugal e Brasil que poderá também sair beneficiada com esta boa onda que o futebol gera. Existem empresas no brasil com falta de mão de obra especializada e muitos jovens [portugueses] desempregados que poderiam aproveitar esta porta para entrar no mercado de trabalho, ganhando assim uma experiência internacional- É só uma mera opinião pessoal de quem decidiu recentemente arriscar.

Existem muitas mais valias de que Portugal poderá tirar proveito estando a selecção presente numa fase final da Copa 2014 no brasil mas essas irei falar mais para a frente sempre que considerar oportuno. O momento actual é de celebração e eu, como Português emigrado no Brasil, estou torcendo para que o futebol da selecção Portuguesa  seja a continuação e a extensão das relações bilaterais entre os dois países por outros meios. O meu desejo é que saiam ambos vencedores deste jogo que rola no campo da diplomacia pois a pátria, tanto dos Portugueses como dos Brasileiros, é a língua portuguesa. Mas claro, neste capítulo o pontapé de saída tem de ser dado por Portugal e pelos Portugueses.

Adenda #1: Para os interessados numa possível experiência brasileira como emigrantes, sugiro que leiam algumas das minhas dicas que escrevi no post Dicas para quem quiser emigrar para o Brasil.

Adenda #2: Só para terem uma ideia, com a febre da Copa fui forçado a comprar já os meus bilhetes de ida e volta entre Lisboa e Campinas-Viracopos até Julho 2014, uma semana depois de terminar a Copa. Na altura apenas havia 6 lugares para reservar.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Selecção Portuguesa a Caminho do Brasil-o comentário que faltava.

  1. Pingback: Eu [também] estou aqui!!! | Astrolábio

  2. Pingback: Novos Horizontes. | Astrolábio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s