UNICAMP <3.

Gosto do meu país. Gosto de falar por cá do melhor que ele tem para oferecer, de suas gentes, dos brandos costumes e da sua cultura peculiar. Mas tenho de vos confessar que já sinto a UNICAMP como a minha universidade, o distrito onde vivo– Barão Geraldo– o como a minha [segunda] casa e o brasil como minha [segunda] pátria.

Embora tenha gostado tanto de estudar/viver em Aveiro como de trabalhar/viver por Leiria (durante 1 ano) e Coimbra (durante 3 anos), sinto desde o primeiro dia que pisei este solo uma ligação telúrica com a universidade assim como com tudo o que a rodeia. O facto de, por forças das circunstâncias, ter de me deslocar todos os dias a pé entre casa e universidade, permite-me desfrutar de tudo de bom que este lugar tem para me oferecer. Tudo isso vai muito para além do upgrade cultural que a universidade me presenteia diariamente e dos cântico sincronizado das cigarras ao virar de cada esquina, sinalizando a chegada do crepúsculo e o aproximar do verão…
Há algo mais para além de tudo isso, algo que neste preciso momento é-me impossível de documentar, tanto em fotografia como em caracteres [por estes lados]. Porque é algo que estou a viver com tamanha intensidade como se de uma paixão ardente se tratasse. Porque é algo que me faz irradiar tamanha felicidade, algo que se sobrepõe à natural saudade de estar longe das pessoas e dos lugares que me viram nascer/crescer.
Regresso a casa pelo crepúsculo. O meu silêncio é, ao longo do caminho, constantemente interrompido pelo canto das cigarras. URL: http://instagram.com/p/gAziRunsm8/

Regresso a casa pelo crepúsculo. O meu silêncio é constantemente interrompido pelo canto das cigarras. O canto delas faz com que as minhas caminhadas não sejam solitárias.
URL: http://instagram.com/p/gAziRunsm8/

Gostava e continuarei a gostar sempre do meu país. Não faço intenções de omitir nem as minhas raízes nem os lugares por onde passei. Mas de momento tudo isso faz parte do meu passado, passado esse de que me orgulho, passado esse que construiu pontes e me permitiu chegar até aqui.
Que me perdoem os saudosistas mas de momento os meus olhos estão postos no futuro. E esse futuro neste preciso momento passa pela UNICAMP, “a minha universidade”!
Adenda: Acompanhem e/ou recordem o meu registo fotográfico a partir do meu perfil Instagram.
Um pensamento sobre “UNICAMP <3.

  1. Pingback: Uma nova linha editorial. | Astrolábio

Deixe um comentário

