RTP [Internacional] vs Taxa Audiovisual.

Hoje decidi escrever sobre uma notícia que me está causar uma certa urticária, vista de fora- O aumento da contribuição audiovisual, já a partir de 2014.

Como é sabido, a RTP para além de ter arquivos audiovisuais, cujo custo de manutenção é pago pelo erário público – o que tem uma certa lógica- possui serviços de audiovisual que cada vez são menos rentáveis e que também são pagos pelo erário público, como são os casos da RTP memória, RDP e da RTP Internacional.

No caso da RTP e da RDP Internacional, o tipo de serviço público prestado não tem qualquer diferenciação com o serviço público que o português e residente em Portugal tem acesso. O principal erro de retórica passa por assumir que todo o português que vive actualmente fora de Portugal está p.e. interessado em saber qual o estado do tempo que se faz sentir em Portugal continental ou até mesmo interessado em saber o estado do trânsito na rotunda do Marquês.

Outro erro de retórica de quem gere a RTP passa por ignorar por completo a importância da lusofonia em termos de relações diplomáticas ao mais alto nível, provavelmente o que realmente interessa tanto às indústrias exportadoras como ao consumidor estrangeiro que planeia visitar Portugal [em breve].

Posto isto, penso na minha modesta opinião – como emigrante português no estrangeiro- que a haver uma reestruturação à séria na RTP, esta teria de passar pelo seguinte:

  • Taxa audiovisual deveria servir para financiar o serviço público em Portugal Continental e Ilhas;
  • Financiamento da RTP e RDP internacional deveria ser assegurado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e pelas empresas exportadoras interessadas em vender os seus produtos;
  • Arranjar uma parceria com a Portugal Telecom/Oi (actualmente detida pelo governo de Brasília) para fazer com que este serviço chegasse a mais falantes de língua portuguesa no mundo;
  • Estabelecer mais parcerias com serviços de radiodifusão em termos da lusofonia de modo a que alguns dos actuais quadros pudessem trabalhar além fronteiras ao invés de serem despedidos.

Ao par dos ucranianos, os brasileiros são das maiores comunidades imigrantes em Portugal, e muitos dos portugueses–nos quais me incluo– decidiram ou ponderam vir a emigrar para o brasil. A recente fusão da Portugal Telecom com a Oi assim como o investimento crescente da GALP no pré-sal brasileiro bem como a deslocalização da Embraer (empresa brasileira) para Évora são sinais claros e que não podem ser ignorados. Sinais de que no futuro esta crise apenas poderá ser ultrapassada se houver uma cooperação bilateral entre países de língua portuguesa.

A crise económico-financeira que se vive em Portugal e na Europa não deve ser desculpa para adiar discutir soluções viáveis e mais ambiciosas que visem a melhorar a qualidade de serviço público que permitam mitigar a onda de despedimentos e cortes anunciados. Acresce que os laços culturais que ligam p.e. Portugal e Brasil são mais fortes do que se possa imaginar à primeira vista. Já tive uma prova cabal disso quando encontrei na semana passada uma funcionária da UNICAMP com um livro de Almeida Garrett no regaço-Viagens na Minha Terra.

O debate está lançado!

Adenda: Gostaria que deixassem as vossas opiniões em comentário.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

ANICT

Towards a sustainable research career with progression based on merit

CliffordApp

A place to promote events and think tanks in Clifford Algebras and its Applications

A Estátua de Sal

As palavras têm a leveza do vento e a força da tempestade. Vitor Hugo

"um pauzinho na engrenagem"

o Bloco de Esquerda no Parlamento Europeu

JORNAL de BARÃO

jornaldebaraogeraldo@gmail.com

Posso Dar Uma Dica?

Dicas para facilitar o dia a dia

Blog da Rivi

Riviane Rose

Dully Pepper24H

Arte pelo Amor, Arte pelo Mundo, Arte pela Paz!

goodvibeshop.wordpress.com/

Porto l Arrábidashopping l Viseu

Die Luge

Blog criado na aula de Safari.

rcconcursos

Concursos Públicos, lista de concursos com inscrições abertas, informações, apostilas

Raquel Varela

Historiadora Labour Historian

Servente de obra

Reflexões de um jovem pedreiro

Up To Kids

A Up To Kids é uma plataforma de comunicação dedicada à produção de conteúdos para crianças, destinada a pais e educadores.

Relax and Conquer

A math research blog by Afonso S. Bandeira

%d blogueiros gostam disto: