Dicas para quem quiser emigrar para o Brasil.

BrasilPortugalPaoDeAcucar
Produtos de Portugal à venda no Supermercado Pão de Açúcar (distrito de Barão Geraldo, Campinas)
Desde que iniciei a minha aventura como emigrante no Brasil, muitos foram os que entraram em contacto comigo para tentar perceber a viabilidade em vir trabalhar para cá. Na sequência de um dos pedidos de informação, partilho convosco algumas das dicas que enviei à dias para um amigo comum, reescritas na terceira pessoa:
  • formação técnica- actualmente o brasil está a apostar neste tipo de formação de base pois tem lacunas em determinadas áreas. Atendendo à burocracia brasileira, é bom que tenham comprovativos das áreas em que têm formação técnica para qualquer eventualidade.
  • diplomacia consular- De acordo com as informações disponíveis no site do consulado do Brasil em Lisboa, qualquer cidadão de nacionalidade Portuguesa pode permanecer no Brasil até 90 dias úteis com um visto de turista. Para renovar a estadia por mais 90 dias junto da polícia federal, é necessário comprovar, entre outras coisas, que têm pelo menos uma proposta de trabalho e/ou rendimentos suficientes para permanecerem no país. Embora haja acordos bilaterais entre Portugal e Brasil em diversas áreas, estes não incluem de momento livre circulação de cidadãos.
  • curriculum vitae online-Uma vez que os vossos  potenciais empregadores no Brasil não irão ter a possibilidade de fazer presencialmente qualquer tipo de entrevista, sugiro  que invistam um pouco do vosso tempo a aprimorar o vosso vitae,  cadastrando-o online p.e. no LinkedIn. Quanto mais referências vossas os potenciais empregadores [brasileiros] tiverem, melhor.
  • viver no brasil- Actualmente o nível de vida no Brasil é bem mais caro que em Portugal. Aceitar qualquer oferta de emprego abaixo dos 3500 reais (aprox. 1166.95 euros) não compensa pois um vôo de ida e volta entre Portugal e Brasil ronda os 1217 euros (aprox. 3650.11 reais) e para o aluguer de um quarto ronda (preço médio em Campinas, onde me encontro) os 850 reais (aprox. 283.40 euros). No caso de tentarem arranjar emprego numa das metrópoles-p.e São Paulo & Rio de Janeiro- podem à vontade multiplicar os valores que vos dei por 2.5 para terem uma estimativa aproximada de quanto precisam para viverem numa destas cidades.
  • Seguro de Saúde- São obrigados-pelo menos nos primeiros tempos- a fazerem um contrato com uma seguradora. Embora com o tempo possam tratar de terem acesso ao SUS (o SNS brasileiro), terão de ter um seguro que vos assegure, para além das consultas, a parte ambulatória (p.e. na necessidade de terem de realizar uma cirurgia). O preço de um seguro de saúde modesto ronda os 60 euros mensais.
  • Opção Académica- Existe sempre a possibilidade de virem também estudar para o Brasil e tirarem por cá p.e. uma pós-graduação na área em que pretendem trabalhar. Grande parte das universidades têm bolsas de estudo bem mais generosas do que as auferidas em Portugal. Mesmo tendo uma bolsa de estudo, é também possível acumular com um part-time que vos permita estudar e trabalhar ao mesmo tempo.
Anúncios

2 pensamentos sobre “Dicas para quem quiser emigrar para o Brasil.

  1. Pingback: Selecção Portuguesa a Caminho do Brasil-o comentário que faltava. | Astrolábio

  2. Pingback: “Quem são os profissionais mais raros no Brasil (e por quê)” | Astrolábio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s